PIB do Agronegócio de Minas Gerais

 O PIB do Agronegócio do Estado de Minas Gerais é calculado pela Cepea.
 

 

2019

5,12%

Relatório do mês

                                                                      

 

 Comentários de 2019: 

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio de Minas Gerais, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, cresceu 5,12% em 2019, representando 36% do PIB estadual. Segundo pesquisadores do Cepea, assim como observado no agronegócio brasileiro, o setor em Minas Gerais também foi impulsionado principalmente pelo ramo pecuário, cujo PIB avançou 8,51% no ano passado. O PIB do ramo agrícola também avançou, mas em menor intensidade: 2,07%.

 

PECUÁRIO – Segundo pesquisadores do Cepea, o excelente resultado do ramo pecuário atrelou-se especialmente ao bom desempenho das exportações de carnes, já que a demanda interna ficou enfraquecida em grande parte do ano no País. A ocorrência do surto de Peste Suína Africana (PSA) nos países asiáticos causou forte aumento na demanda mundial por carnes, com destaque para o papel da China, e os preços internacionais das proteínas animais subiram expressivamente, o que se refletiu nos preços domésticos. O setor pecuário, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil como um todo, reagiu ao cenário favorável e expandiu a produção dentro da porteira e na agroindústria.

 

AGRÍCOLA – O resultado positivo do PIB do ramo agrícola refletiu os bons desempenhos dos segmentos de insumos, agroindustrial e de agrosserviços, enquanto o segmento primário recuou, pressionado pela cultura do café. Em termos setoriais, o destaque positivo do ramo em 2019 foi a indústria sucroalcooleira. 

 

Contato

macroeconomia@cepea.org.br

Equipe

Equipe

Coordenador científico do Cepea
Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, Ph.D 

 

Pesquisadores do Cepea

Nicole Rennó de Castro, Dra. (Professora na Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ)
Arlei Luiz Fachinello, Dr.  (Professor na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
Adriana Ferreira Silva, Dra. (Professora na Universidade Federal de Goiás – UFG)
Gabriel Costeira Machado, Ms.
Felipe Miranda de Souza Almeida, Ms. 
Rodrigo Peixoto, Dr.

 

Séries de Preços

Preencha o formulário para realizar o download
x
Deseja receber informações do Cepea?

Digite este código no campo ao lado